28/09/2010

Regras do Relatório Científico


Regras para realizar o relatório científico

A realização de actividades experimentais inclui sempre a necessidade de elaborar o respectivo relatório. O conhecimento do modo de elaborar um relatório laboratorial permite organizar os resultados experimentais de um modo científico.


Um relatório científico deve ser objectivo e as ideias devem ser expostas com simplicidade e clareza, devendo ainda constar os seguintes parâmetros:
1- Capa
A capa deve conter obrigatoriamente a seguinte informação:

a. O Título do trabalho. O título normalmente vem especificado na capa do relatório e é o que consta do protocolo da actividade experimental. Deverá ser curto e informativo ou poderá ser apresentado na forma de uma pergunta ou problema
b. O nome da escola,
c. A disciplina a que se destina o trabalho,
d. O (s) nomes do (s) autor (es) e respectivos números e turma,
e. A data de realização do trabalho (exemplo: Outubro 2010).
2- Objectivos
É importante enunciar os objectivos do trabalho prático realizado.
3- Introdução
Deve fazer-se um breve resumo do suporte teórico (conjunto de conceitos)subjacente à realização da actividade experimental em causa.
4- Material utilizado
Devem enumerar-se todos os materiais utilizados na elaboração do trabalho prático (Material de Laboratório; Reagentes; Material Biológico).
5. Procedimento Experimental
Do procedimento constam os diferentes passos seguidos na actividade experimental, pela ordem em que foram realizados. É importante que quem lê o relatório possa realizar sem dificuldades a mesma actividade prática.
6. Resultados
Os resultados são normalmente apresentados sob a forma de esquemas, gráficos e tabelas. Cada tabela, gráfico ou figura devem ser enumerados e legendados de modo mais ou menos completo. Uma legenda completa consta de um título destacado e de uma descrição muito breve.
Neste ponto não devem ser comentados ou interpretados os resultados, mas apenas registados. A sua apresentação deve ser cuidada, clara e objectiva.
7. Discussão dos Resultados
Este parâmetro consiste, no fundo, na interpretação dos resultados experimentais obtidos à luz dos conceitos enunciados na introdução. Podem-se incluir, quando oportuno, comentários sobre possíveis erros técnicos realizados na execução das experiências e sugestões sobre o modo de os eliminar.
8. Conclusão
Da interpretação dos resultados resultam conclusões que devem ser anotadas.
9- Bibliografia
A bibliografia consiste na indicação dos manuais e outras leituras de apoio que permitiram auxiliar a realização do relatório. A apresentação de uma bibliografia obedece a normas específicas. Assim, a título de exemplo, o teu manual de Biologia deveria surgir na bibliografia do seguinte modo:
SILVA, Amparo Dias; SANTOS, Maria; et al (2008), Terra Universo de Vida 1ª Parte Biologia 11 – Biologia e Geologia 10/11, 1ª Edição.Porto Editora.Porto.

Assim, surgem em primeiro lugar o nome dos autores, colocando primeiro o último nome (apelido), em letras maiúsculas, seguido de vírgula e do nome próprio.
Seguem-se, por ordem de aparecimento, a data da edição, o nome do livro (em itálico ou sublinhado), a edição, a editora e por fim o local de emissão do manual.
Supõe agora que tinhas consultado, por exemplo, dois manuais. Nesse caso, na bibliografia estes manuais devem aparecer por ordem alfabética.
Por exemplo:
Repara que, no caso do segundo manual, participam na sua elaboração um grande número de autores. Assim, para facilitar a apresentação de uma bibliografia, admite-se a possibilidade de indicar apenas o primeiro nome e substituir os restantes pela designação “et al.”.

Caso consultes páginas da Internet, deves fazer a referência às páginasconsultadas do seguinte modo:
WikiLivros, http://pt.wikibooks.org/wiki/Biologia_celular/Membranas, consultado em 16-03-2008.
Assim, deves indicar o nome da página consultada, depois o endereço da página e por último a data de consulta da página. Também podes indicar o autor da página caso o artigo ou texto consultado esteja assinado.

Sem comentários:

Enviar um comentário