15/09/2010

RNA- CONSTITUIÇÃO

O RNA, ou ácido ribonucleico, é uma molécula em cadeia simples, apresentando uma estrutura primária semelhante à do DNA. Como principais diferenças em relação ao DNA, o RNA:

Adicionar descrição da imagem aqui

  • possui a ribose em vez da 2’-desoxirribose, o que lhe confere uma desvantagem estrutural pois torna-se menos resistente à hidrólise;
  • é composto por duas bases heterocíclicas da família das purinas (guanina e adenina) e duas pirimidinas (citosina e uracilo, em detrimento da timina, presente no DNA);
  • apresenta-se, normalmente, sob a forma de cadeia simples, podendo ocorrer emparelhamento das bases a nível intramolecular (o que torna o RNA não redundante), assumindo formas complexas e pouco usuais.
Adicionar descrição da imagem aqui

Tal como no DNA, no RNA os nucleótidos estão ligados por ligações fosfodiéster 3'-5'. Apesar destes ácidos nucleicos poderem formar duplexos, estão normalmente sob a forma de cadeia simples.

Representação estrutural de um ribonucleótido, mais especificamente da uridina-5'-monofosfato (ou ácido 5'-uridílico).

Os RNA, existem na célula como produto directo de genes e pertencem a 3 classes distintas: o RNA mensageiro (mRNA), o qual alberga informação que posteriormente será traduzida numa proteína; o RNA ribossómico (rRNA), componente principal do ribossoma e RNA de transferência (tRNA) que funciona como uma molécula transportadora de aminoácidos no decorrer do processo de tradução.


Sem comentários:

Enviar um comentário